Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o Desenrola Fies, programa que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terminaria nesta sexta-feira (31), foi prorrogado para para 31 de agosto.
O Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil explicou que a baixa adesão e a tragédia climática no estado gaúcho motivaram a prorrogação do prazo. “Pedidos de prorrogação foram feitos por estudantes que perderam documentos e bens devido ao alagamento de suas casas”, disse a instituição em comunicado oficial.
O “Desenrola Fies” concede aos estudantes que assinaram contratos de financiamento até 2017 e que ainda tenham débitos até 30 de junho de 2023 podem renegociar suas mensalidades do curso superior, tendo descontos de até 99%. Aos interessados em participar, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para explorar as opções de negociação, tendo a possibilidade de azer simulações virtuais do novo contrato.
Além disso, aqueles com nenhum dia de atraso também podem ter 12% de desconto no valor total, para pagamento somente à vista.
Veja os descontos para cada tipo de contrato
1. Contratos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30/06/2023:
– Desconto de 100% nos juros e de 12% no valor principal, para pagamento à vista.
– Parcelamento em até 150 vezes, com abatimento total dos juros e das multas.
2. Contratos vencidos e não pagos há mais de 1 ano, em 30/06/2023, de alunos cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial 2021:
– Desconto de 92% no valor total da dívida.
– Abatimento de 99%, caso a última prestação devida esteja com mais de 5 anos de atraso.
3. Contratos vencidos e não pagos há mais de 1 ano, em 30/06/2023, de alunos fora do CadÚnico e do auxílio emergencial:
– Desconto de 77% na dívida consolidada.
Rede ANC
Tags:
Brasil