Folha de S. Paulo admite erro em matéria que falava sobre ‘vacinas vencidas’





Reportagem da Folha sobre vacinas vencidas errou ao não deixar claro, em sua primeira versão, que os registros de 26 mil doses aplicadas fora do prazo de validade poderiam decorrer de erros do sistema do Ministério da Saúde. Assim, o título original publicado no site ("Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra a Covid; veja se você é um deles") foi alterado para uma formulação mais precisa: "Registros indicam que milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra a Covid; veja se você é um deles". Na edição impressa, o título publicado já contemplava a mudança realizada nas plataformas digitais. Alterações da mesma natureza foram feitas no texto e nos infográficos da reportagem.

Com base nessas informações, prefeituras e cidadãos podem checar se foram vacinados de forma adequada. Se o problema for do sistema, basta corrigi-lo; se a dose aplicada estava vencida, então é preciso seguir o protocolo sobre erro vacinal. A pessoa deve procurar um posto de saúde para orientações e acompanhamento e deve ser revacinada pelo menos 28 dias após a primeira dose. (Folha)

Postar um comentário

0 Comentários