Municípios no interior do Ceará tem casos notificados de suspeita gripe aviária



 Os municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa e a região estão em alerta após notificações de casos suspeitos de gripe aviária. Conforme o diretor de sanidade animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Amorim Sobreira, em entrevista à imprensa na última quinta-feira (25), foram identificados casos suspeitos de gripe aviária em avoantes nos municípios de Tamboril e Monsenhor Tabosa.

A informação causa alerta aos caçadores e consumidores dessas aves que são migratórias, e percorrem longas distâncias, podendo trazer vírus de outros estados. 

Até o momento, foram confirmados oito casos de Influenza Aviária em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo e um caso no estado do Rio de Janeiro.

No último sábado (22) o Governo Federal declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por um prazo de 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus.

Em humanos, os principais sintomas são problemas respiratórios (tosse, espirros, corrimento nasal ou ocular), incoordenação motora; Torcicolo; diarreia e alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.

A Influenza Aviária é uma doença ocasionada pelo vírus da influenza (gripe) tipo A, cujas cepas ou subtipos são classificados de baixa ou de alta patogenicidade, de acordo com a capacidade de provocarem doença leve ou grave nas aves. 

O vírus da influenza tipo A pode infestar uma grande variedade de espécies animais, incluindo humanos, equinos, suínos, mamíferos marinhos e aves.

Para se prevenir da infecção, é necessário lavar as mãos com água e sabão ao manipular as aves; evitar que as aves de produção tenham contato com aves silvestres ou outros animais, pois esses podem veicular doenças; realizar controle de roedores e outras pragas que possam veicular doenças e oferecer água tratada às aves.


Portal dos Sertões

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor, e não expressam necessariamente a opinião dos editores do blogger

Postagem Anterior Próxima Postagem